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Os impactos da estatística no protagonismo discente e na interdisciplinaridade na escola

Mauren Porciúncula, Cassio Giordano, Karla Priscila Schreiber e Fernanda Angelo Pereira
Projeto apresenta propostas para a superação dos desafios na escolarização de adolescentes do 6º ao 9º ano

Em uma sociedade imersa em informações, o letramento estatístico, entendido como a apreensão dos dados (Gal, 2021), é uma competência imprescindível para o exercício pleno da cidadania. Com essa perspectiva, e com o fomento da FCC (Fundação Carlos Chagas) e o IS (Itaú Social), o projeto “Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental - LeME-FCC”, foi desenvolvido no contexto do edital dos Anos Finais da Educação Básica, especialmente, em duas escolas da rede pública municipal de Rio Grande, RS, nos anos de 2019 a 2022.

O LeME (Programa Letramento Multimídia Estatístico) é desenvolvido na Furg (Universidade Federal do Rio Grande) desde 2012. O projeto de pesquisa iniciado em 2019 teve como objetivo investigar e apresentar propostas para a superação dos desafios de processos de escolarização dos adolescentes do 6º ao 9º ano, a partir do conhecimento acumulado pelo programa. O LeME visa a promoção do letramento estatístico e, para tal, tem como principal estratégia pedagógica o desenvolvimento de PAE (Projeto de Aprendizagem Estatístico) (Porciúncula, 2022). Um PAE contempla a realização de uma pesquisa estatística de opinião com uma temática escolhida pelo aprendiz. Assim, este elabora um questionário, coleta de dados, realiza as análises estatísticas e socializa as informações descobertas. Nesse percurso, o estudante vivencia a função de pesquisador, o que possibilita o entendimento de processos de construção do conhecimento científico e o exercício da criticidade, elementos necessários para o exercício da cidadania (Porciúncula; Schreiber, 2019).

Em uma sociedade imersa em informações, o letramento estatístico, entendido como a apreensão dos dados, é uma competência imprescindível para o exercício pleno da cidadania

O Projeto LeME-FCC pautou-se nos PAE. Neste escopo, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, coordenada e realizada por pesquisadores do Giipee (Grupo InterNacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística). Um dos achados desta é que o desenvolvimento de um PAE remete ao protagonismo discente. Outrossim, se apresenta como um elemento catalisador, o qual articula diferentes áreas do conhecimento e proporciona a interdisciplinaridade na escola. Cabe ainda destacar que, embora o foco desta pesquisa recaia sobre os anos finais do ensino fundamental, os pressupostos são extensíveis aos anos iniciais (Votto, 2022) e ao ensino médio (Giordano, 2020).

Além dos aspectos relacionados ao protagonismo discente e da interdisciplinaridade, a pesquisa aplicada desenvolvida, durante o LeME-FCC, analisou outros aspectos, tais como conhecimentos docentes, letramento estatístico e ludicidade. Ademais, os pesquisadores do Giipee colaboraram com a formação dos professores, para o planejamento e relato das atividades, incluindo o desenvolvimento do PAE (Porciúncula, 2022). Este processo ocorreu por meio de um trabalho colaborativo (Fiorentini, 2004), e foi realizado no MoSaiCo Edu (Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística). Este Grupo, constituído anteriormente a este projeto, já contava com a participação dos pesquisadores do Giipee e, a partir de 2020, passou a ser organizado em torno do Projeto LeME-FCC.

\u0009Esse trabalho colaborativo também resultou um corpus de análise, entre eles, diários de campo dos professores das escolas e dos pesquisadores do LeME-FCC, gravações e transcrições das reuniões do MoSaiCo Edu, avaliações dos discentes das escolas sobre o projeto, instrumentos de pesquisas (como posters e fotos das pesquisas e dos gráficos construídos) usados pelos estudantes no desenvolvimento do PAE, um inventário lúdico e a um pesquisa de satisfação, bem como termos de consentimento livre e esclarecidos e de assentimento. \u0009

Sob este contexto, análises foram realizadas em uma perspectiva qualitativa. Foram utilizadas metodologias, tais como DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) (Lefèvre; Lefèvre, 2005), análise de conteúdo (Bardin, 2016) e construção de narrativas (Clandinin; Connelly, 2011), que possibilitaram os resultados e as conclusões.

\u0009Das investigações realizadas foram obtidas contribuições relacionadas aos conhecimentos docentes, ao letramento estatístico, à ludicidade e à interdisciplinaridade. Diante do processo de planejamento e a vivência do PAE (formativa e nas escolas), tivemos a mobilização e a produção de compreensões profissionais dos docentes participantes do projeto. Identificamos compreensões associadas ao conteúdo da estatística, domínio de conceitos e procedimentos estatísticos, conhecimentos pedagógicos específicos para o ensino de estatística, nomeados por CPCE (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Estatístico) (Schreiber; Porciúncula, 2021), compreensões curriculares em uma perspectiva interdisciplinar. Conhecimentos acerca do contexto educacional também se fizeram necessários, uma vez que os projetos, assim como o uso dos recursos pedagógicos e tecnológicos, foram adaptados para cada realidade escolar, além de consideradas essas características contextuais na aprendizagem de estatística.

Em relação aos aspectos interdisciplinares, concluímos que o PAE é uma importante estratégia pedagógica para a potencialização de um ambiente interdisciplinar, pois dessa forma pode haver uma integração de diferentes disciplinas a fim de conquistar um objetivo em comum. Os temas originados das pesquisas podem proporcionar significados e uma aproximação das vivências do estudante fora da escola e relacioná-las com uma pesquisa estatística, que é a proposta do PAE.

Emergiram, também, aspectos lúdico-motivacionais que podem contribuir para proporcionar aos estudantes uma educação lúdica e motivadora de estatística. Alguns desses aspectos são: aproximação professor/aluno; contexto dos alunos; alegria e diversão; protagonismo e autonomia discentes; aproximação da escola com as culturas juvenis; uso de tecnologias digitais; trabalho em grupo; construção de conhecimento estatístico de forma lúdica; criação de vínculos e laços de amizade; e desenvolvimento da oralidade. Assim, é possível constatar que o LeME potencializa práticas de combate à evasão escolar, além de promover o aprendizado de estatística de forma lúdica e motivadora.

Portanto, compreendemos que a estratégia pedagógica do PAE, utilizada no LeME, tem potencial para motivar os discentes com o ambiente escolar, possibilitando-lhes vivências lúdicas, por meio de um ensino de estatística interdisciplinar. Este apresenta indícios tanto acerca do desenvolvimento cognitivo dos estudantes em relação aos conhecimentos estatísticos, quanto ao desenvolvimento profissional dos professores participantes do projeto.

BIBLIOGRAFIA

Bardin, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3. reimp. da 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

Clandinin, D.J.; Connelly, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. 250 p.

Fiorentini, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: Borba, M. C.; Araújo, J. L. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 47-76.

Lefèvre, F.; Lefèvre, A. M. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005.

Porciúncula, M. Letramento Multimídia Estatístico – LeME: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Curitiba: Ed Appris, 2022.

Schreiber, K. P.; Porciúncula, M. Conhecimentos docentes para ensinar Estatística: olhar do professor sobre os estudantes e as estratégias pedagógicas. Zetetiké, Campinas, v. 29, p.1-25, mai. 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661814.

Mauren Porciúncula é professora da Furg (Universidade Federal do Rio Grande), Bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/CNPq) e líder do Giipee (Grupo InterNacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística).

Cassio Giordano é doutor em educação matemática pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com pós-doutorado em educação em ciências pela Furg (Universidade Federal do Rio Grande), integrante do Giipee (Grupo InterNacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística) e pesquisador em educação estatística.

Karla Priscila Schreiber é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Furg (Universidade Federal do Rio Grande), integrante do Giipee (Grupo InterNacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística) e pesquisadora na área da educação estatística.

Fernanda Angelo Pereira é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Furg (Universidade Federal do Rio Grande), professora de matemática da rede municipal de Pirapetinga, MG, integrante do Giipee (Grupo InterNacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística) e pesquisadora em educação estatística.

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