Arthur Aguillar: regionalização do SUS e o acesso aos serviços de saúde

Arthur Aguillar

Como a regionalização do SUS pode garantir melhor acesso aos serviços de saúde?

Neste vídeo, o economista e diretor de políticas públicas do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) Arthur Aguillar explica como a regionalização do SUS pode garantir melhor acesso aos serviços de saúde.

“A regionalização da saúde é um princípio organizativo do Sistema Único de Saúde. Uma região de saúde é um conjunto de municípios dentro de um determinado território e a ideia é que esse conjunto de municípios, juntamente com o Estado, consiga ser auto suficiente na maioria dos serviços de saúde. Isso é fundamental para garantir que toda pessoa, independente de onde nasce, tenha acesso a todos os serviços de saúde que estão preconizados no SUS”, afirmou.

“Embora a regionalização da saúde seja uma reforma fundamental para o SUS, pesquisas feitas pelo Ieps, em particular o nosso estudo institucional número 7, mostram que as normas que o Ministério da Saúde criou, ao longo de décadas, para induzir esse processo, não foram bem sucedidas em fazer esse processo acontecer. Se nos últimos anos, tivemos, digamos assim, uma aproximação do cidadão de todos os serviços de saúde média, então hoje, em média, as pessoas moram mais perto da maioria dos servidores de serviços de saúde, isso não ocorreu por conta das normas propostas pelo Ministério da Saúde, mas, sim por fatores exógenos, como: aumento da riqueza, mudanças na malha rodoviária e urbanização. A partir desse resultado, o Ieps e outras organizações se juntaram para tentar ouvir um conjunto de especialistas sobre por que esse processo se deu assim e o que pode ser feito, que é o estudo institucional número 11. Nós entrevistamos acadêmicos, ex-gestores em todos os níveis: federal, municipal, estadual, e outros especialistas desse tema, e conseguimos identificar alguns pontos de consenso”, disse.

Aguillar faz parte do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), um dos parceiros do Nexo Políticas Públicas.

Veja também

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSISERJ-PalLAUTMacroAmbNeriInsper