Ricardo Madeira: a relevância de mensurar práticas de gestão escolar

Por que é relevante mensurar práticas de gestão escolar?

Neste vídeo, o professor de economia da USP Ricardo Madeira explica por que é relevante mensurar práticas de gestão escolar. “Na literatura internacional, existem algumas evidências que apontam para práticas específicas que estão associadas com melhores resultados da escola. Seja resultado de aprendizagem, seja resultado de fluxo de alunos, evasão e repetência. No entanto, para extrapolar os resultados da literatura internacional para cá, precisamos levar em consideração o contexto em que essas escolas estão inseridas, o contexto institucional, e também social. E o grande problema é que a educação no Brasil, a forma como ofertamos educação no Brasil é muito particular, ela tem uma série de especificidades. Temos uma governança específica, os diretores estão sujeitos a instrumentos de gestão diferentes, a autonomia do gestor é muito diferente. Então fica difícil transpor o que aprendemos na literatura internacional para o contexto brasileiro. Por isso é muito importante ter um instrumento de mensuração das práticas gestoras que seja compatível com aquilo que pode ser feito no campo da gestão escolar no Brasil”, disse. Madeira faz parte do CPTE (Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação) do Instituto Unibanco, um dos parceiros do Nexo Políticas Públicas.

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