Parceiro

Núcleo de Estudos Raciais do Insper

Sobre o Neri/Insper

O NERI (Núcleo de Estudos Raciais do Insper) é uma rede voltada para a produção e difusão de pesquisas e evidências empíricas. A partir de uma rigorosa análise dos dados, procuramos ajudar o debate público de modo multitemático, buscando entender, sobretudo, as diversas dimensões que afetam a mobilidade social do Brasil, e como as desigualdades se manifestam e se reproduzem.

A missão do Núcleo é contribuir para que, cada vez mais na sociedade brasileira, o resultado da vida das pessoas não seja um reflexo do lugar onde ela nasceu, da renda, da classe social, do gênero e da raça. Para isso, acreditamos que o desenho e a implementação de políticas públicas de qualidade exigem um bom diagnóstico do problema e uma constante avaliação dos resultados produzidos por essas intervenções.

O Núcleo tem participado ativamente do debate público fornecendo insumos para qualificar a discussão social brasileira por meio de relatórios, artigos acadêmicos e a construção de índices que permitem monitorar e avaliar a evolução de variáveis socioeconômicas ao longo do tempo. Além disso, procuramos auxiliar na criação de intervenções de alto impacto realizadas pelo governo ou sociedade civil.

Contamos com uma ampla rede de colaboradores espalhados pelo Brasil e restante do mundo. O NERI nasceu para realizar, junto a outros institutos, um trabalho coletivo com o objetivo de gerar melhores oportunidades à milhares de brasileiros que têm suas vidas limitadas pelas desigualdades. Ao agir assim, encaramos as condições necessárias para que possam construir o futuro que desejam. No final, é tudo sobre e para as pessoas.

Site: https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/nucleo-de-estudos-raciais/

Contato: estudosraciais.insper@gmail.com

Coordenação

Michael França é ciclista, doutor em teoria econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper e também é colunista do jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, ganhou o diploma de mérito de melhor aluno da turma de graduação em economia da UNESP e, em 2015, terminou o mestrado em economia pela Universidade de São Paulo. Neste mesmo ano, Michael foi convidado e aceitou representar a USP no Econometric Game em Amsterdam. Foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e na Universidade Stanford. Possui experiência em microeconomia do desenvolvimento e econometria aplicada.

Equipe gestora

Aline Pinheiro Durans Conceição é pós-graduanda em gestão de pública pelo Insper, bacharela em administração com 12 anos de experiência no terceiro setor e na administração pública atuando em gestão de projeto e implementação de políticas públicas na área da educação, cultura e assistência social. Interessa-se pelos temas educação, interseccionalidade e suas relações com o mundo do trabalho.

Alysson Lorenzon Portella é pesquisador do Insper e membro do NER, atuando na coordenação dos projetos de pesquisa sobre educação e renda. Tem doutorado em economia dos negócios pelo Insper (2021), com períodos como pesquisador visitante na United Nations University World Institute for Development Economics Research, Helsinki; e na Columbia University, Nova York. Tem mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e graduação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Clarice Carneiro Martins é doutora em economia pelo Insper, mestre em administração de empresas pela FEA-USP, e bacharel pela San Diego State University, California. Unindo à sua experiência em gestão, o desejo de contribuir para a discussão de políticas públicas, voltou sua pesquisa para economia da educação e gestão educacional, desigualdade de oportunidades, e economia comportamental. Atua como pesquisadora da Cátedra Instituto Unibanco, no Insper, e contribui com a pesquisa em desigualdades educacionais do Núcleo de Estudos Raciais.

Sergio Pinheiro Firpo é professor titular da Cátedra Instituto Unibanco e coordenador do Centro de Ciência de Dados no Insper, de onde foi diretor de pesquisa entre 2018 e 2022. Sergio é Elected Fellow da Econometric Society e membro dos comitês consultivos de avaliação da Fundação Itau Social, da Fundação Lemann e do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Economia da Educação do Instituto Unibanco. É Research Fellow do IZA (Institute for the Study of Labor), GLO (Global Labor Organization) e do C4ED (Center for Evaluation and Development). Ele é pesquisador 1-C do CNPq e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social. É membro do conselho editorial das revistas Pesquisa e Planejamento Econômico e da Ecos de Economia. Atualmente é editor associado do Journal of Applied Econometrics, já tendo sido editor do Journal of Business Economics and Statistics (2016-19) e da Brazilian Review of Econometrics (2007-10). Foi colunista da Folha de São Paulo.

Daniel Vasconcellos Archer Duque é graduado e mestre em economia pela UFRJ, doutorando na NHH (Norwegian School of Economics) em economia, no departamento FAIR. Já trabalhou para instituições como PUC-Rio, EPGE/FGV, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento como consultor de pesquisa. Escreve mensalmente a seção de mercado de trabalho do Boletim Macro, do FGV/Ibre. Tem trabalhos nos temas de educação, setor público, trabalho e desigualdade.

Giulia Modupe Ebohon é jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em comunicação visual pela Escola Panamericana de Arte e Design; e cinema pela Academia Internacional de Cinema. Trajetória profissional dedicada a integrar diferentes linguagens de comunicação para entregar mensagens e projetos criativos que impactam marcas e organizações. Foi responsável pela pesquisa de roteiro da série Coleção Antiracista da produtora Olhar Imaginário disponível nas plataformas da SPcine e foi co-autora do livro Narrativas Insubmissas publicado pela editora Andarilha Edições.

Pesquisadores

Alisson Gomes dos Santos é pesquisador do Núcleo de Estudos Raciais com foco em segurança pública, graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em economia aplicada pela Universidade Federal de Pelotas. Também, é pesquisador colaborador no Instituto Cidade Segura e pesquisador assistente no IPEA (Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada). Foi pesquisador júnior no Centro de Ciências Aplicadas à Segurança Pública da Fundação Getúlio Vargas, atuando no desenvolvimento de um programa de prevenção ao consumo de álcool e drogas para adolescentes.

Alysson Lorenzon Portella é pesquisador do Insper e membro do NERI, atuando na coordenação dos projetos de pesquisa sobre educação e renda. Tem doutorado em economia dos negócios pelo Insper (2021), com períodos como pesquisador visitante na United Nations University World Institute for Development Economics Research, Helsinki; e na Columbia University, Nova York. Tem mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e graduação pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Eloá Davanzo é doutora em economia pela Unicamp, onde atuou no NESUR (Núcleo de Economia Social, Urbana e Regional). Mestre em Economia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e graduada em ciências econômicas pela mesma instituição. Atua no apoio da execução dos cursos de avaliação econômica de projetos sociais da Fundação Itaú Social há 5 anos. Foi professora mediadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo e no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atuou também como docente no programa de residência em educação da Vetor Brasil e em programa de extensão na Unicamp. Na educação básica, foi coordenadora do Colégio Aliança, no interior de São Paulo. Seu interesse de pesquisa reside em economia da educação, economia do crime e avaliação econômica de impacto.

Erivelton de Souza Nunes é graduado em ciências econômicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca), mestre e doutorando em economia rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (PPGER-UFC) e assistente de pesquisa no Núcleo de Estudos Raciais do Insper. Tem pesquisas relacionadas à economia do bem-estar social, mercado de trabalho e desigualdade racial.

Fillipi Lúcio Nascimento da Silva é doutorando em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em sociologia e bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Atua há mais de 10 anos na área da sociologia do crime, com livros e artigos publicados sobre os seguintes temas: custos sociais e econômicos da violência; medo do crime; configurações espaço-temporais do crime; modus operandi de crimes violentos; políticas públicas de segurança.

Francisco Danilo da Silva Ferreira é graduado em economia pela UERN, mestre em economia pela UFRN e doutor em economia Aplicada pela UFPB. Realiza pesquisas nas áreas de economia da educação e social.

Gerrio dos Santos Barbosa é doutor em economia aplicada (UFPB – João Pessoa), mestre em economia rural (UFC - Fortaleza), graduado em economia (UFC – Sobral), pesquisador assistente no Núcleo de Estudos Raciais (Insper) e entusiasta de ciência de dados. Pesquisa na área de Métodos Quantitativos, atuando especificamente em avaliação de impacto de políticas públicas e/ou projetos sociais, com ênfase em economia da educação, economia da saúde e pobreza.

Lauana Lazaretti é doutora em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul (2021). Pós-doutoranda, mestre (2018) e graduada (2015) em economia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Trabalha com temas relacionados à avaliação de políticas públicas, economia da educação e economia social. Gosta de plantas e cultiva suas próprias hortaliças orgânicas.

Colaboradores

Pablo Castro é doutorando em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Rafael Tavares é doutor em economia na Universidade de São Paulo.

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSISERJ-PalLAUTMacroAmbNeriInsper