Parceiros

Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab

Sobre o J-PAL

O J-PAL (Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab) é um centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza, garantindo que políticas públicas sejam informadas por evidências científicas. O J-PAL trabalha em estreita colaboração com governos e organizações não-governamentais para testar rigorosamente a eficácia de novas políticas ou programas existentes, ajudar a ampliar o alcance de programas eficazes e institucionalizar uma cultura de formulação de políticas com base em evidências.

Fundado em 2003 como um centro de pesquisa no Departamento de Economia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o J-PAL é ancorado por uma rede de mais de 190 pesquisadores afiliados em todo o mundo. Na América Latina e Caribe, o J-PAL faz parceria com a PUC Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile) desde 2009 para apoiar o seu trabalho na região.

Nossa equipe de pesquisa trabalha com a rede de professores filiados ao J-PAL para medir o impacto de programas e políticas sociais na região. Por meio de cursos online e presenciais, treinamos formuladores de políticas públicas, fundações e entidades do terceiro setor sobre como gerar e usar evidências rigorosas. Nossa equipe de políticas públicas trabalha para institucionalizar esse aprendizado e disseminar os resultados da pesquisa para governos e outros parceiros.

https://www.povertyactionlab.org/latin-america-caribbean

contato: isalgado@povertyactionlab.org

EQUIPE

Paula Pedro é diretora executiva do escritório do J-PAL LAC (J-PAL para a América Latina e Caribe). Liderou e apoiou diversos projetos, incluindo no Ministério de Desenvolvimento Social no Brasil, The E2e Project e no Banco Mundial. Mais recentemente, atuou como gerente de estratégia da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, trabalhando no desenvolvimento da primeira infância. É mestre em administração pública e desenvolvimento internacional pela Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, onde foi bolsista Lemann, e bacharel em economia pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Edoardo Trimarchi é senior policy manager do J-PAL LAC (J-PAL para a América Latina e Caribe). Lidera a equipe de políticas da J-PAL LAC na identificação de oportunidades para promover o uso de evidências na formulação de políticas, construindo parcerias com governos, fundações e organizações da sociedade civil em toda a região, e fornece assistência técnica para a expansão e a replicação de intervenções bem-sucedidas. Apoiou diversos projetos de pesquisa no México, na Colômbia e na Bolívia. Tem mestrado em desenvolvimento sustentável e desenvolvimento internacional pela Universidade de Utrecht e bacharelado em economia pela Universidade Bocconi.

Isabela Salgado é policy associate no J-PAL Global, onde apoia o setor de Crime, Violência e Conflito. Nessa função, escreve publicações e análises, além de conduzir esforços de disseminação, contribuindo para a missão do J-PAL de promover políticas públicas baseadas em evidências. Também trabalha com o escritório J-PAL LAC (J-PAL para a América Latina e Caribe) para fortalecer a presença do J-PAL no Brasil. É formada em economia pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Para saber mais sobre a equipe do J-PAL presente em sete regiões do mundo, visite: https://www.povertyactionlab.org/staff

PESQUISADORES

Claudio Ferraz é professor da Escola de Economia de Vancouver, na Universidade de British Columbia, professor adjunto da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e diretor científico do J-PAL na América Latina e Caribe. Suas áreas de interesse são desenvolvimento, economia política e economia do setor público. Em particular, sua pesquisa se concentra na governança e prestação de contas nos países em desenvolvimento e suas consequências para a política e a prestação de serviços públicos. Seus projetos em andamento examinam como os eleitores reagem às campanhas de informação, se o pagamento por desempenho melhora a qualidade da educação e se o aumento da qualidade dos políticos afeta as políticas públicas.

O J-PAL trabalha com uma rede de pesquisadores afiliados ao redor do mundo. Veja a lista completa: https://www.povertyactionlab.org/affiliated-professors

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeGEMAADRCLAS - HarvardIEPSJ-PalLAUT