Parceiro

Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab

Sobre o J-PAL

O J-PAL (Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab) é um centro de pesquisa global que trabalha para reduzir a pobreza, garantindo que políticas públicas sejam informadas por evidências científicas. O J-PAL trabalha em estreita colaboração com governos e organizações não-governamentais para testar rigorosamente a eficácia de novas políticas ou programas existentes, ajudar a ampliar o alcance de programas eficazes e institucionalizar uma cultura de formulação de políticas com base em evidências.

Fundado em 2003 como um centro de pesquisa no Departamento de Economia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o J-PAL é ancorado por uma rede de mais de 190 pesquisadores afiliados em todo o mundo. Na América Latina e Caribe, o J-PAL faz parceria com a PUC Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile) desde 2009 para apoiar o seu trabalho na região.

Nossa equipe de pesquisa trabalha com a rede de professores filiados ao J-PAL para medir o impacto de programas e políticas sociais na região. Por meio de cursos online e presenciais, treinamos formuladores de políticas públicas, fundações e entidades do terceiro setor sobre como gerar e usar evidências rigorosas. Nossa equipe de políticas públicas trabalha para institucionalizar esse aprendizado e disseminar os resultados da pesquisa para governos e outros parceiros.

https://www.povertyactionlab.org/latin-america-caribbean

contato: isalgado@povertyactionlab.org

EQUIPE

Paula Pedro é diretora executiva do escritório do J-PAL LAC (J-PAL para a América Latina e Caribe). Liderou e apoiou diversos projetos, incluindo no Ministério de Desenvolvimento Social no Brasil, The E2e Project e no Banco Mundial. Mais recentemente, atuou como gerente de estratégia da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, trabalhando no desenvolvimento da primeira infância. É mestre em administração pública e desenvolvimento internacional pela Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, onde foi bolsista Lemann, e bacharel em economia pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

María Paz Monge é Gerente Sênior do J-PAL para a América Latina e o Caribe. No J-PAL, María Paz lidera a equipe de políticas públicas na identificação de oportunidades para promover o uso de evidências na formulação de políticas públicas. Isto é feito através da construção de parcerias com governos, fundações e organizações da sociedade civil em toda a região, da provisão de assistência técnica para a expansão de intervenções bem-sucedidas, e da implementação de uma estratégia de comunicação do escritório. María Paz tem mestrado em Economia do Comportamento e Governança pela Universidade de Kassel na Alemanha, e graduação em Economia e Administração pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC Chile).

Gaby Bustamante é Analista Sênior de Políticas Públicas e Comunicação do J-PAL para a América Latina e o Caribe. No J-PAL, Gaby trabalha para comunicar efetivamente os resultados das avaliações de impacto conduzidas pelo J-PAL na região e das lições aprendidas nas colaborações entre o J-PAL e suas organizações parceiras. Gaby também apoia a organização de eventos e mídias sociais. Gaby é formada em Comunicação e Publicidade pela Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas.

Para saber mais sobre a equipe do J-PAL presente em sete regiões do mundo, visite: https://www.povertyactionlab.org/staff

PESQUISADORES

Claudio Ferraz é professor da Escola de Economia de Vancouver, na Universidade de British Columbia, professor adjunto da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e diretor científico do J-PAL na América Latina e Caribe. Suas áreas de interesse são desenvolvimento, economia política e economia do setor público. Em particular, sua pesquisa se concentra na governança e prestação de contas nos países em desenvolvimento e suas consequências para a política e a prestação de serviços públicos. Seus projetos em andamento examinam como os eleitores reagem às campanhas de informação, se o pagamento por desempenho melhora a qualidade da educação e se o aumento da qualidade dos políticos afeta as políticas públicas.

O J-PAL trabalha com uma rede de pesquisadores afiliados ao redor do mundo. Veja a lista completa: https://www.povertyactionlab.org/affiliated-professors

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSISERJ-PalLAUTMacroAmbNeriInsper