Parceiros

Instituto de Estudos para Políticas de Saúde

Sobre o IEPS

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo. Nosso único objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas do setor de saúde no Brasil.

O IEPS defende a ideia de que toda a população brasileira deva ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. E que o acesso à saúde respeite o princípio da equidade, tendo o Estado Brasileiro um papel relevante, de natureza distributiva, nesse processo.

Acreditamos que a melhor maneira de alcançar o nosso propósito é por meio de políticas públicas baseadas em evidências, desenhadas, implementadas e monitoradas de maneira transparente – sempre buscando o apoio da sociedade.

O IEPS produz pesquisa em economia da saúde e saúde pública, sempre que possível com o uso de microdados/big data e análise quantitativa. Nosso objetivo aqui é fundamentar propostas de políticas públicas com base em evidências. Contamos com uma equipe própria de pesquisadores, além do apoio de mestrandos, doutorandos e post-docs. Queremos funcionar como um hub para receber pesquisadores visitantes do Brasil e do mundo inteiro, sendo um de nossos propósitos gerar “bem público” ao facilitar o acesso e a análise de informações sobre a saúde no Brasil.

O IEPS produz propostas concretas de políticas públicas de saúde, sempre baseado em evidências e procurando ouvir especialistas, gestores, agentes e usuários do sistema e demais partes interessadas. O esforço de incidência é complementado pelo apoio direto à gestão de governos municipais e estaduais na implementação de políticas de saúde.

www.ieps.org.br

Pesquisadores:

Arthur Aguillar é pesquisador em políticas públicas do IEPS. Economista, foi coordenador de projetos e avaliação da Escola IPP do Ministério da Educação. Coordenou projetos de pesquisa e avaliações de impacto em saúde e educação no Brasil, Índia e Moçambique, colaborando com o JPAL e a London School of Economics. É também mestre em desenvolvimento internacional pela Universidade de Harvard.

Beatriz Rache é pesquisadora em economia da saúde do IEPS. Economista, foi research associate no JPMorgan Chase Institute, economista júnior na Gávea Investimentos e assistente de pesquisa no Climate Policy Initiative. É também mestre em economia pela Columbia University.

Helyn Thami é pesquisadora em políticas públicas do IEPS. Odontóloga, trabalhou com implementação de políticas públicas em saúde e desenvolvimento organizacional em saúde. É mestre em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e em gestão de saúde pela Universidade de Birmingham.

Letícia Nunes é pesquisadora em economia da saúde. Mestre e doutora em economia pela EPGE/FGV. Foi pesquisadora visitante da Universidade de Northwestern (Departamento de Economia) durante os anos de 2016 e 2017.

Miguel Lago é diretor-executivo do IEPS. Cientista político, foi co-fundador do Meu Rio e diretor-presidente do Nossas, organização referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante em Sciences Po-Paris e na Universidade de Columbia (SIPA). Em 2019 foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes em Governo Digital no mundo, segundo a plataforma britânica Apolitical.

Rudi Rocha é coordenador de pesquisa do IEPS. Economista, é professor associado da FGV-EAESP, vencedor de prêmios e grants internacionais, como o Newton Advanced Fellowship (Academia Britânica) e o Grand Challenges Explorations (Fundação Bill & Melinda Gates). É doutor em economia pela PUC-Rio.

Parceiros

AfroBiotaBPBESCEM - Cepid/FAPESPCENERGIA/COPPE/UFRJCPTEDRCLAS - HarvardIEPSLAUT

Apoiadores

Fundação Maria Cecilia Souto VidigalFundação Tide SetubalGalo da manhãInstituto IbirapitangaInstituto UnibancoItaú Social