O MacroAmb (Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática) é um projeto temático financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) dentro do programa de projetos de pesquisa sobre mudanças climáticas globais. Sua origem está atrelada ao GovAmb (Grupo de Acompanhamento e Estudos em Governança Socioambiental), que é certificado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) desde 2002.
O projeto surge em um contexto marcado pelas incertezas causadas pela mudança climática, incluindo alterações significativas no regime hídrico em várias regiões. Com isso, torna-se urgente a necessidade de avançar no conhecimento, na gestão e na inovação, visando uma governança adaptativa da água, focada numa perspectiva policêntrica e multinível.
Dentro dessa proposta, há o reconhecimento da importância de se pensar novos modelos de governança com o propósito de lidar com as vulnerabilidades e incertezas gerados pelo ritmo cada vez mais veloz das mudanças climáticas globais, impactando a todos, mas, principalmente aos mais desfavorecidos, que tendem a sofrer mais os impactos, e ter menos poder de reação.
O escopo do projeto transcende a preocupação com a RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) e vai além, englobando a área que se convencionou chamar de Macrometrópole Paulista, incluindo nesta classificação cinco Regiões Metropolitanas (São Paulo, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas e a do Vale do Paraíba e Litoral Norte), duas aglomerações urbanas – Jundiaí e Piracicaba; e uma microrregião – Bragança, numa área que reúne mais de 30 milhões de habitantes, enorme riqueza e grandes desigualdades.
contato: jornalismomacroamb@iee.usp.br