PESQUISADORES
João Feres Júnior é doutor em ciência política pela City University of New York, Graduate Center (2003) e professor de ciência política do Iesp-Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É coordenador do Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa), do Lemep (Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública) e do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro). Tem publicações acadêmicas nas áreas de estudos de mídia, teoria política, políticas públicas, relações raciais e história dos conceitos. Produz regularmente a partir de seus grupos de pesquisa textos técnicos, boletins e textos para discussão sobre mídia e política, comportamento parlamentar e desigualdades raciais, além de textos ocasionais de análise política de ampla circulação. É editor executivo da Editora da Uerj desde janeiro de 2020.
Luiz Augusto Campos é professor de sociologia e ciência política no Iesp-Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e doutor pelo mesmo instituto (2013). É editor-chefe da revista Dados e participa da coordenação de dois grupos de pesquisa: o Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) e o OCS (Observatório das Ciências Sociais). É autor e coautor de vários artigos e livros, dentre os quais “Ação Afirmativa: conceito, debates e história”, “Raça e Eleições no Brasil” e “Em Busca do Público: a controvérsia das cotas na imprensa”. Foi pesquisador visitante na Universidade de Nova Iorque (NYU-2020) e na Sciences Po de Paris (2014). Atua em pesquisas sobre raça e política, análises de textos e cientometria.
Jefferson Belarmino de Freitas é bacharel em ciências sociais e mestre em sociologia pela FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo) (2007). É doutor em sociologia pelo Iesp-Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) (2018). É pesquisador e subcoordenador do Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) e também pesquisador associado ao Nupet (Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho), ambos ligados ao Iesp-Uerj. Foi pesquisador visitante na Vanderbilt University (2005) e na Universidade da Califórnia-Berkeley (2017). Tem interesse especial nos seguintes temas de pesquisa: relações raciais, de classe e de gênero; desigualdades; migrações internacionais; humilhação e relações trabalhistas.
Marcia Rangel Candido é doutora em ciência política pelo Iesp-Uerj. É subcoordenadora de pesquisas no Gemaa/Iesp-Uerj e assistente editorial da revista Dados. Foi intercambista na Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Cuyo (Argentina). É autora e coautora de artigos sobre gênero e desigualdades na ciência política, política latino-americana, comunicação política e representação no cinema brasileiro.
Poema Eurístenes Portela é doutoranda e mestra em sociologia pelo Iesp-Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e bacharela em ciências sociais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É pesquisadora do Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa) desde 2015 e do Ceres (Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social) desde 2020. Ao longo da graduação compôs diferentes grupos de extensão e pesquisa: o Programa PET Conexões de Saberes/Diversidade, o Nied (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade) e o Lares (Laboratório de Responsabilidade Social). Durante o mestrado, integrou a Rede de Pesquisa "Com Rio, com Mar", investigando a atuação das instituições de justiça no rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015. Dedica-se a estudos de estratificação, relações raciais, desigualdades educacionais, ações afirmativas, e representação racial e de gênero na mídia.
Marcelle Barreto Felix da Silva é doutoranda e mestra em sociologia pelo Iesp-Uerj (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e jornalista pela Eco-UFRJ (Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro). É pesquisadora do Gemaa (Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa). Participou durante a graduação do Grupo de Pesquisa de Comunicação e Saúde da Fiocruz, com pesquisa sobre a divulgação midiática da pandemia de H1N1. Tem interesse particular em pesquisas de sociologia e comunicação social, com ênfase em relações raciais, de classe e de gênero e representação racial e de gênero na mídia.
Fernanda Gomes é doutoranda no Iesp-Uerj e mestre pelo mesmo instituto. é pesquisadora do Gemaa. Atua em pesquisa sobre raça e gênero, tanto no campo teórico, como no de análise de textos.
Juliana Flor é graduanda em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estagiária de pesquisa do Gemaa. Também foi professora de sociologia no pré vestibular social Montessori, fundado por graduandos da UFRJ.
Louise Soares de Lima Menezes é graduada em ciências sociais e bacharelanda em direito, ambas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Já atuou como bolsista de extensão do Núcleo de Estudos Sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (Nuderg/Uerj) e atualmente é estagiária de pesquisa no Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa.