Parceiros

Centro de Estudos da América Latina David Rockefeller da Universidade de Harvard

Sobre o DRCLAS-Harvard

Fundado em 1994, o Centro de Estudos da América Latina David Rockefeller (DRCLAS), da Universidade de Harvard, tem como principais objetivos ampliar o conhecimento sobre cultura, economia, história, meio ambiente e assuntos contemporâneos da América Latina, promover a cooperação e o entendimento entre os povos das Américas, e contribuir para a democracia e o desenvolvimento sustentável em todo o hemisfério.

Criados em 2006 pelo DRCLAS, o Brazil Studies Program, em Cambridge, e o Brazil Office, em São Paulo, têm como principal objetivo fomentar oportunidades de pesquisa, ensino e aprendizagem envolvendo professores e alunos de todas as áreas acadêmicas de Harvard. Para tanto, desenvolvemos e implementamos uma série de atividades programáticas, tais como editais de pesquisas, seminários, intercâmbios, cursos, entre outras. Atuamos de forma colaborativa, buscando conectar e cultivar vínculos entre talentos de Harvard e do Brasil.

Ao longo dos anos, contribuímos para o desenvolvimento de um rico ecossistema intelectual composto por professores, pesquisadores, alunos, alumni e colaboradores institucionais, tanto em Harvard quanto no Brasil. A colaboração com o Nexo Políticas Públicas estabelece uma ponte entre a nossa rede acadêmica e a sociedade brasileira, possibilitando uma maior disseminação do conhecimento de especialistas de Harvard no Brasil.

http://www.drclas.harvard.edu/

contato: timothy_linden@harvard.edu

Brazil Staff

Kathleen Barrow

Fellow, Brazil Office

Breno Carvalho dos Santos

Administrative Coordinator, Brazil Office

Tiago Genoveze

Program Manager, Brazil Studies Program

Morgan Healy

Fellow, Brazil Office

Larissa Leal

Program Assistant, Brazil Office

Tim Linden

Assistant Director, Brazil Office

Helena Monteiro

Executive Director, Brazil Office

Camilla Roberts

Program Coordinator, Brazil Office

Pesquisadores:

Amadeu Moura Bego é doutor em Educação para a Ciência e professor do Instituto de Química da Unesp. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara) e atualmente atua como Professor Visitante na Harvard Graduate School of Education.

Graziella Moraes Silva é doutora em Sociologia pela Universidade de Harvard, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ e do Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento (IHEID) em Genebra, na Suíça e pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento Social na África (CSDA), da Universidade de Johannesburg, na África do Sul.

Javier Farago Escobar é Pós-doutorando no Martin’s Group da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard, atuando na área de bioenergia e qualidade do ar. também é Venture Program Fellow do Laboratório de Inovação de Harvard e codiretor de Empreendedorismo da Harvard GSAS Business Club. Javier é o atual Lead Brazilian Contributor do Relatório Global de Energia Renovável da ONU – REN21/UNEP, e foi autor do caso brasileiro do Global Wood Pellets Industry and Trade Study da Agência Internacional de Energia – IEA/bioenergy. Ele atuou como pesquisador do Centro Nacional de Referência em Biomassa – CENBIO/USP e do Research Centre for Gas Innovation – Shell/EP, foi doutorando visitante da Universidade de Utrecht Holanda, e do Governo Australiano – NSW/DPI. Javier é Doutor em Energia – IEE/USP, M Sc. em Ciências – FCA/UNESP e Bacharel em Engenharia Florestal – FAEF. Seu estudo patenteado foi reconhecido com o prêmio de melhor tese de doutorado da USP “Tese destaque USP 2017”, Young Researcher WSED – Áustria, e o Prêmio Brasileiro de Inovação e Tecnologia em Biomassa.

João Filipe Riva Tonini é biólogo e PhD em Sistemática e Evolução pela George Washington University (EUA). Pesquisador associado ao Museum of Comparative Zoology, Harvard University (EUA) onde desenvolve pesquisas sobre biodiversidade, evolução e conservação apoiadas pelo Lemann Brazil Research Fund da Harvard University.

Lorena G. Barberia é professora no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e coordenadora científica da Rede Solidária de Pesquisa em Políticas Públicas & Sociedade. Essa iniciativa objetiva reunir pesquisadores interessados em realizar avaliações das repercussões da propagação do novo coronavírus (SarS-CoV-2), que causa a covid-19. Tem doutorado pela Fundação Getúlio Vargas em Governo e Administração Pública, mestrado em Políticas Públicas pela Kennedy School of Government da Universidade de Harvard e é graduada em Economia pela Universidade de Berkeley.

Parceiros

AfroBiotaBPBESCEM - Cepid/FAPESPCENERGIA/COPPE/UFRJCPTEDRCLAS - HarvardIEPS

Apoiadores

Fundação Maria Cecilia Souto VidigalFundação Tide SetubalGalo da manhãInstituto IbirapitangaInstituto UnibancoItaú Social