Parceiro

Centro de Estudos da América Latina David Rockefeller da Universidade de Harvard

Sobre o DRCLAS-Harvard

Fundado em 1994, o Centro de Estudos da América Latina David Rockefeller (DRCLAS), da Universidade de Harvard, tem como principais objetivos ampliar o conhecimento sobre cultura, economia, história, meio ambiente e assuntos contemporâneos da América Latina, promover a cooperação e o entendimento entre os povos das Américas, e contribuir para a democracia e o desenvolvimento sustentável em todo o hemisfério.

Criados em 2006 pelo DRCLAS, o Brazil Studies Program, em Cambridge, e o Brazil Office, em São Paulo, têm como principal objetivo fomentar oportunidades de pesquisa, ensino e aprendizagem envolvendo professores e alunos de todas as áreas acadêmicas de Harvard. Para tanto, desenvolvemos e implementamos uma série de atividades programáticas, tais como editais de pesquisas, seminários, intercâmbios, cursos, entre outras. Atuamos de forma colaborativa, buscando conectar e cultivar vínculos entre talentos de Harvard e do Brasil.

Ao longo dos anos, contribuímos para o desenvolvimento de um rico ecossistema intelectual composto por professores, pesquisadores, alunos, alumni e colaboradores institucionais, tanto em Harvard quanto no Brasil. A colaboração com o Nexo Políticas Públicas estabelece uma ponte entre a nossa rede acadêmica e a sociedade brasileira, possibilitando uma maior disseminação do conhecimento de especialistas de Harvard no Brasil.

http://www.drclas.harvard.edu/

contato: timothy_linden@harvard.edu

BRAZIL STAFF

Jannely Villarreal

Fellow, Brazil Office

Breno Carvalho dos Santos

Administrative Coordinator, Brazil Office

Tiago Genoveze

Program Manager, Brazil Studies Program

Larissa Leal

Program Assistant, Brazil Office

Tim Linden

Assistant Director, Brazil Office

Helena Monteiro

Executive Director, Brazil Office

Camilla Roberts

Program Coordinator, Brazil Office

Pesquisadores

Amadeu Moura Bego é doutor em educação para a ciência e professor do Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista). É coordenador do PROFQUI-Araraquara (Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede) e atualmente atua como professor visitante na Harvard Graduate School of Education.

Andreia Barroso é bióloga, mestre em infectologia e medicina tropical e doutora em imunologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Atua no Brigham and Women’s Hospital da Harvard Medical School, estudando componentes da resposta imune durante doenças inflamatórias do sistema nervoso central.

Carrie Snyder é professora de economia circular na Harvard Extension School e consultora, trabalhando com organizações por meio do processos de criação e fechamento de ciclos com práticas sustentáveis e economicamente viáveis.

Dana C. McCoy é professora associada na Harvard Graduate School of Education. Seu trabalho se concentra na compreensão de como os fatores de risco relacionados à pobreza na casa das crianças, na escola e nos ambientes da vizinhança afetam o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais na primeira infância.

Fernanda C. Papa é especialista em políticas públicas transversais, com experiência em ações de enfrentamento à violência contra mulheres, jovens e defensoras de direitos humanos. Tem atuação em organizações da sociedade civil, cooperação internacional, Governo Federal e Sistema ONU. Formada em comunicação social (PUC-SP), é mestre em administração pública pela EAESP-FGV (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas) e pela Harvard Kennedy School of Government (Prêmio Robert Kennedy de Excelência em Serviço Público), onde foi bolsista e pesquisadora do Ash Center for Democratic Governance and Innovation, e do Carr Center for Human Rights, entre 2020 e 2021.

Graziella Moraes Silva é doutora em sociologia pela Universidade de Harvard, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do IHEID (Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento) em Genebra, na Suíça. É pesquisadora associada ao CSDA (Centro de Desenvolvimento Social na África), da Universidade de Johanesburgo, na África do Sul.

Henrique Pacini é ex-fellow do Weatherhead Center for International Affairs da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente trabalha como economista para a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) em Genebra. Nos últimos quatro anos, tem trabalhado para desenvolver conceitos e promover o diálogo internacional em torno da economia circular, especialmente suas dimensões comerciais.

Hermano Alexandre Lima Rocha é médico, pós-doutorando da Harvard School of Public Health e professor da UFC (Universidade Federal do Ceará). Cientista do desenvolvimento infantil, realiza estudos epidemiológicos que tentam levantar evidências para a geração de políticas públicas que ajudem a aumentar o capital humano internacional. No momento, está iniciando dois estudos de alto potencial, um específico para crianças abaixo da linha da pobreza e uma coorte das crianças entrevistadas nesse estudo.

Javier Farago Escobar é pós-doutorando no Martin’s Group da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard, atuando na área de bioenergia e qualidade do ar. Também é venture program fellow do Laboratório de Inovação de Harvard e codiretor de empreendedorismo da Harvard GSAS Business Club. É o atual lead brazilian contributor do Relatório Global de Energia Renovável da ONU e foi autor do caso brasileiro do Global Wood Pellets Industry and Trade Study da Agência Internacional de Energia. Atuou como pesquisador do Cenbio-USP (Centro Nacional de Referência em Biomassa da Universidade de São Paulo) e do Research Centre for Gas Innovation da Shell. Foi doutorando visitante da Universidade de Utrecht, na Holanda, e do governo australiano. É doutor em energia pelo IEE-USP (Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP), M Sc. em ciências pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e bacharel em engenharia florestal pela Faef. Seu estudo patenteado foi reconhecido com o prêmio “Tese destaque USP 2017”, Young Researcher WSED, na Áustria, e o Prêmio Brasileiro de Inovação e Tecnologia em Biomassa.

João Filipe Riva Tonini é biólogo e PhD em sistemática e evolução pela George Washington University, nos EUA. É pesquisador associado ao Museum of Comparative Zoology, da Universidade de Harvard, onde desenvolve pesquisas sobre biodiversidade, evolução e conservação apoiadas pelo Lemann Brazil Research Fund da Univerisdade de Harvard.

João Renda Leal Fernandes é mestre em direito do trabalho e direito previdenciário pela Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e juiz do trabalho no TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho no Rio de Janeiro). É visiting researcher na Harvard Law School (2019-2020) e ex-bolsista da Japan Student Services Organization na Tokyo University of Foreign Studies (2004-2005).

Jorge Cuartas é doutorando na Faculdade de Educação de Harvard e membro associado de ciência e inovação do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard.

Leonardo Spicacci Campos é graduado em gestão de políticas públicas pela EACH/USP e mestre em políticas públicas pela Harvard Kennedy School, onde foi policy research fellow no Harvard Ministerial Leadership Program (2020-21). Atua como analista de políticas públicas e gestão governamental na prefeitura de São Paulo.

Lorena G. Barberia é professora no Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora científica da Rede Solidária de Pesquisa em Políticas Públicas & Sociedade. Essa iniciativa busca reunir pesquisadores interessados em realizar avaliações das repercussões da propagação do novo coronavírus (SarS-CoV-2), que causa a covid-19. Tem doutorado em governo e administração pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas), mestrado em políticas ppúblicas pela Kennedy School of Government da Universidade de Harvard e graduação em economia pela Universidade de Berkeley.

Marcia C. Castro é professora de demografia, chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard, membro do conselho consultivo do Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) e codiretora do Programa de Estudos Brasileiros do David Rockefeller Center for Latin American Studies. Tem PhD em demografia pela Princeton University e estuda doenças infecciosas e políticas de saúde.

Melanie H. Chitwood é doutoranda na Yale University. Seu trabalho atual envolve utilizar modelos matemáticos para entender a propagação de tuberculose em ambientes de alta carga. Ela está interessada na modelagem de doenças infecciosas como uma ferramenta para entender a propagação de doenças ao longo do espaço e tempo. Possui mestrado em saúde global e população pela Harvard T.H. Chan School of Public Health. Como aluna de Harvard, participou no Harvard-Brazil Public Health Collaborative Field Course em Fortaleza em 2018.

Rafael Marengoni é arquiteto urbanista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e master in architecture of urban design pela Harvard Graduate School of Design. Desenvolveu pesquisas com o DRCLAS-Harvard sobre processos de urbanização regional da Macrometrópole Paulista e foi city leadership fellow com a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative, onde desenvolveu, junto com o governo local, propostas para o futuro do transporte local e regional em Richmond, capital do estado da Virginia. Suas áreas de interesse incluem planejamento e design urbano, políticas públicas, infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

Scot Martin é professor de química e engenheira ambiental na Universidade Harvard. Seu grupo de pesquisa trabalha com problemas científicos, desafios de engenharia e avanços técnicos relacionados à qualidade do ar, ao clima e às ciências atmosféricas.

Thomaz Teodorovicz é pesquisador pós-doutorando na Harvard Business School. Pesquisa gestão estratégica em setores de impacto social, gestão de capital humano e o futuro do trabalho. Doutor em economia dos negócios pelo Insper, é pesquisador do Laboratory for Innovation Science at Harvard, Insper Metricis e do projeto World Management Survey.

Vinicius de Aguiar Furuie é antropólogo e trabalha na bacia do rio Xingu. É pesquisador de pós-doutorado no Harvard University Center for the Environment e recebeu os títulos de doutor em antropologia pela Universidade de Princeton e de mestre em estudos culturais pela Universidade de Tóquio. Atualmente pesquisa o comércio e a economia fluvial da Amazônia.

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSISERJ-PalLAUTMacroAmbNeriInsper