A Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis é um espaço interdisciplinar de reflexão e produção de conhecimento sobre sistemas alimentares que integra suas dimensões econômica, social, cultural, jurídica, ambiental, política e de saúde e seu arcabouço legal, institucional e de governança. Criada em 2021 e sediada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, a cátedra busca ampliar o olhar sobre sistemas alimentares a partir das perspectivas do cidadão, da saúde e do meio ambiente e deseja construir sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis no Brasil por meio de quatro eixos de trabalho principais: disseminação, formação, pesquisa e incidência.
Trata-se de um espaço aberto e participativo que reúne e permite o encontro de diversos atores e saberes, fomentando a construção de uma agenda comum e incentivando ações que transformem o sistema alimentar brasileiro. Nesse sentido, a cátedra se aproxima do conceito de think and do tank ou de “fábrica de ideias” voltada para a construção de soluções concretas. Por meio de cursos, colóquios e seminários, a Cátedra Josué de Castro incentiva a formação, a pesquisa e a troca entre professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada e outros atores interessados.
A cátedra também pretende ir além do debate e incidir em políticas públicas, inspirar e promover ações concretas, portanto, a disseminação dos resultados dos debates e reflexões também faz parte de suas atividades. Evidências científicas e investigações aprofundadas sobre sistemas alimentares são utilizadas para qualificar o debate público e incidir na agenda pública junto aos parceiros e atores com quem colabora.
A partir de uma abordagem sistêmica e coletiva, a cátedra deseja contribuir na construção da transição para sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis no Brasil.
contato: catedrajc@usp.br