O Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Educação (CPTE) é um grupo formado por pesquisadores e gestores para produzir e analisar evidências que levem ao aprimoramento das políticas públicas de educação. O foco de interesse é a gestão educacional e a produção toma como base a maior parceria público-privada em educação no país: o programa Jovem de Futuro. O objetivo é que os resultados de pesquisa contribuam para o avanço da gestão educacional no Brasil.
Há mais de uma década, o Instituto Unibanco e as redes públicas de ensino parceiras vêm implementando o programa Jovem de Futuro, avaliado por meio de experimento. Com a criação do CPTE em 2015, houve grande expansão da produção de evidências e análises sobre gestão educacional.
A parceria em torno do Jovem de Futuro com as redes públicas de ensino e com as universidades traz oportunidade ímpar à produção de conhecimento aplicado. Aproxima conhecimento tácito dos gestores ao conhecimento científico da academia. Os acadêmicos participantes contribuem com abordagens teóricas e ferramentas metodológicas variadas. Cabe ao CPTE conectar visões e análises para que se avance mais rapidamente em educação.
O CPTE é uma iniciativa de caráter apartidário e que preza pela autonomia intelectual. Valoriza o pensamento crítico e a explicitação de problemas ligados ao programa Jovem de Futuro e à gestão educacional. As pesquisas e avaliações são realizadas dentro de rigorosos parâmetros acadêmicos e normas internacionais.
O grupo é, atualmente, composto por quatro reconhecidos cientistas brasileiros nas áreas de Educação e Economia e mais cinco gestores do Instituto Unibanco. Para dar suporte ao trabalho, há uma equipe de produção composta por estudantes das universidades parceiras e colaboradores do Instituto.
Missão
Gerar e disseminar conhecimento relevante e aplicável, a partir do programa Jovem de Futuro, com foco na gestão das escolas e secretarias de educação, bem como produzir recomendações embasadas em análises e evidências que levem ao aprimoramento contínuo do programa e da educação pública brasileira.
Metodologia e dados
Os dados utilizados nas pesquisas são originários de fontes diversas que incluem o sistema de monitoramento do Jovem de Futuro, registros administrativos das redes de ensino, resultados das avaliações de aprendizagem, indicadores das Secretarias de Educação e do Ministério da Educação, além de coletas específicas.
É incentivada a adoção de metodologias de natureza qualitativa e quantitativa, assim como abordagens e teorias variadas.
Produção e públicos
O Centro produz:
- relatórios e notas técnicas das avaliações realizadas pelos pesquisadores, com detalhamento da metodologia aplicada e dos resultados;
- estudos de caso;
- artigos científicos;
- artigos com recomendações técnicas para políticas públicas (policy papers);
- newsletters.
Esses produtos se destinam ao público nacional e internacional, com foco em gestores e servidores públicos, demais profissionais da educação, acadêmicos e jornalistas.
contato: instituto.unibanco@institutounibanco.org.br