Parceiros

Climate Policy Initiative/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Sobre o CPI/PUC-Rio

O Climate Policy Initiative (CPI) é uma organização com experiência na análise de políticas públicas e finanças. Nossa missão é contribuir para que governos, empresas e instituições financeiras possam impulsionar o desenvolvimento econômico enquanto enfrentam mudanças climáticas. Nossa visão é a de uma economia global sustentável, resiliente e inclusiva.

No Brasil, o CPI tem uma parceria com a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). O CPI/PUC-Rio é liderado por Juliano Assunção, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio.

O CPI/PUC-Rio produz rigorosa análise econômica, institucional e legal que identifica áreas para o aprimoramento de políticas públicas e propõe recomendações concretas de como conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. O instituto apoia políticas públicas no Brasil por meio de exigente análise e pesquisa baseada em evidências e faz parcerias estratégicas com membros do governo e da sociedade civil, com uma abordagem construtiva e colaboração direta com tomadores de decisão.

A organização tem um longo histórico com relação a políticas de conservação e uso da terra, tendo conduzido significativas pesquisas e avaliações de políticas de combate ao desmatamento e de conservação na Amazônia, tornando-se referência acadêmica no tema. O CPI/PUC-Rio utiliza seu conhecimento institucional junto com seu entendimento sobre políticas de conservação e rigorosa análise econômica e legal para avançar em seus objetivos de contribuir para a política climática no Brasil.

O CPI/PUC-Rio tem como principais agendas: uso da terra e conservação de recursos naturais, eficiência e produtividade energética, infraestrutura, agricultura sustentável, crédito rural e gerenciamento de risco, e financiamento climático.

climatepolicyinitiative.org

contato: contato.brasil@cpiglobal.org

PESQUISADORES

Juliano Assunção é diretor executivo do CPI Brasil e professor de economia da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), onde pesquisa desenvolvimento econômico, meio ambiente e recursos naturais. É doutor em economia pela PUC-Rio e cursou, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), graduação e mestrado em economia.

Amanda Schutze é coordenadora de avaliação de política pública com foco em energia no CPI Brasil e leciona sobre economia do setor público na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). No CPI pesquisa como o Brasil pode aumentar a sua matriz energética, ajudando o país a cumprir suas metas climáticas. É doutora em economia pela PUC-Rio, mestre pela EPGE-FGV (Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas) do Rio de Janeiro e bacharel em economia também pela PUC-Rio.

Arthur Bragança é professor na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e coordenador de avaliação de política pública com foco em infraestrutura e agricultura sustentáveis no CPI Brasil. No CPI, desenvolve novas abordagens para avaliar os impactos socioambientais de investimentos de infraestrutura de transportes, examinando os determinantes da intensificação da pecuária e investigando os efeitos de práticas agrícolas sobre o meio ambiente. É doutor em economia pela PUC-Rio e bacharel em economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Clarissa Gandour é coordenadora de avaliação de política pública com foco em conservação no CPI Brasil. Seu trabalho gera evidência empírica rigorosa sobre a efetividade e o impacto das principais políticas públicas de proteção ambiental e de redução da degradação florestal e do desmatamento. É doutora em economia pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) com foco em desenvolvimento econômico e microeconomia aplicada.

Francisco Luis Lima Filho é analista sênior no CPI/PUC-Rio na área de agricultura sustentável. Francisco possui doutorado e mestrado em Economia pela FGV-EPGE (Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro) e bacharelado em Economia pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Durante o doutorado, ele foi aluno visitante da Universidade de Duke. Francisco já atuou como consultor para avaliação de impacto do projeto de desenvolvimento rural do Governo da Bahia em parceria com o Banco Mundial – Bahia Produtiva. Ele também atuou como consultor para o Banco Mundial em projetos ligados à governança e proteção social.

Joana Chiavari é diretora associada do CPI Brasil e lidera o Programa de Direito e Governança do Clima, ajudando os tomadores de decisão, por meio de análises legais e de governança aprofundadas, a fortalecer as políticas e as instituições relevantes para questões climáticas, com ênfase em uso da terra, infraestrutura e energia limpa. É doutora em análise e governança de desenvolvimento sustentável pela Università Ca’ Foscari di Venezia e mestre em gestão ambiental pela Scuola Superiore Sant’Anna di Pisa.

Priscila Souza é coordenadora de avaliação de política pública com foco em instrumentos financeiros no CPI Brasil, pesquisando sobre o impacto de grandes investimentos em economias locais e crédito rural no Brasil. É doutora em economia, mestre de filosofia e mestre de artes em economia pela Universidade de Yale, mestre em economia pela EPGE-FGV (Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas) do Rio de Janeiro e bacharel magna cum laude em economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Rhayana Holz é analista na agenda de energia do CPI/PUC-Rio. Conduz análises analíticas e de dados para os projetos de energia. Mestre em economia pela Universidade Federal de Viçosa e graduada em economia pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Sara Brolhato é consultora no Banco Mundial, atuando na área de produtividade, inovação e dinâmica de firmas. É doutora em economia pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e bacharel em economia pelo Insper.

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeGEMAADRCLAS - HarvardIEPSJ-PalLAUT