O Climate Policy Initiative (CPI) é uma organização com experiência na análise de políticas públicas e finanças. Nossa missão é contribuir para que governos, empresas e instituições financeiras possam impulsionar o desenvolvimento econômico enquanto enfrentam mudanças climáticas. Nossa visão é a de uma economia global sustentável, resiliente e inclusiva.
No Brasil, o CPI tem uma parceria com a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). O CPI/PUC-Rio é liderado por Juliano Assunção, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio.
O CPI/PUC-Rio produz rigorosa análise econômica, institucional e legal que identifica áreas para o aprimoramento de políticas públicas e propõe recomendações concretas de como conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. O instituto apoia políticas públicas no Brasil por meio de exigente análise e pesquisa baseada em evidências e faz parcerias estratégicas com membros do governo e da sociedade civil, com uma abordagem construtiva e colaboração direta com tomadores de decisão.
A organização tem um longo histórico com relação a políticas de conservação e uso da terra, tendo conduzido significativas pesquisas e avaliações de políticas de combate ao desmatamento e de conservação na Amazônia, tornando-se referência acadêmica no tema. O CPI/PUC-Rio utiliza seu conhecimento institucional junto com seu entendimento sobre políticas de conservação e rigorosa análise econômica e legal para avançar em seus objetivos de contribuir para a política climática no Brasil.
O CPI/PUC-Rio tem como principais agendas: uso da terra e conservação de recursos naturais, eficiência e produtividade energética, infraestrutura, agricultura sustentável, crédito rural e gerenciamento de risco, e financiamento climático.
contato: contato.brasil@cpiglobal.org