A implementação do Código Florestal precisa avançar

CPI/PUC-Rio

Entenda os temas mais relevantes para o debate eleitoral de 2022, nesta série especial do ‘Nexo Políticas Públicas’

Por que o tema é importante?

O Código Florestal é a principal política pública de conservação em áreas privadas, capaz de ajudar o país a atingir suas metas climáticas, conservar a sua biodiversidade e desenvolver uma economia verde e com soluções baseadas na natureza. A lei florestal também é um instrumento chave para conciliar desenvolvimento econômico com proteção da natureza e induzir a modernização e aumento da produtividade do agronegócio. A plena implementação da lei pode servir como um certificado de sustentabilidade da produção agropecuária brasileira, contribuindo para a abertura de novos mercados e a expansão do agronegócio. Mas, sua implementação avança lentamente e vem sendo ameaçada por projetos de lei.

O que um governante pode fazer?

Para que o Código Florestal seja efetivamente implementado em todos os estados, os governos devem avançar na análise dos CAR (Cadastros Ambientais Rurais) e na execução dos PRA (Programas de Regularização Ambiental). A lei precisa estar integrada às demais políticas públicas de apoio e desenvolvimento do agronegócio, como crédito rural e outros instrumentos econômicos. Estes recursos devem ser planejados de forma a incentivar os produtores rurais a cumprir a lei e regularizar suas propriedades, gerando benefícios aos produtores em conformidade legal. Por fim, o poder público também deve monitorar e fiscalizar o cumprimento do Código, impondo sanções àqueles que não respeitam a lei.

O CPI (Climate Policy Initiative) é uma organização com experiência na análise de políticas públicas e finanças. Nossa missão é contribuir para que governos, empresas e instituições financeiras possam impulsionar o desenvolvimento econômico enquanto enfrentam mudanças climáticas. Nossa visão é a de uma economia global sustentável, resiliente e inclusiva. No Brasil, o CPI tem uma parceria com a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Este texto faz parte do Índex especial sobre as Eleições 2022 do Nexo Políticas Públicas.

Veja também

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSISERJ-PalLAUTMacroAmbNeriInsper