As décadas finais do século passado e os anos iniciais deste século são sempre lembrados, pelos(as) estudiosos(as) e pelos movimentos sociais, como importantes períodos de estruturação e institucionalização de políticas de promoção da igualdade étnico-racial e de políticas de valorização das culturas negra e indígena. Tendo como referência o tensionamento que os movimentos sociais fizeram ao longo da elaboração do texto da Constituição de 1988, a construção de políticas de igualdade racial passou a ter como pressuposto a articulação destas com as políticas estatais nas searas da educação, da saúde, da segurança pública, do lazer, etc., formulando políticas transversais de alcance intersetorial e intergovernamental em diferentes níveis de competência.
Assim sendo, induziu-se que a estruturação das políticas de promoção da igualdade racial fossem descentralizadas, sendo empenhadas tanto pelo governo federal quanto pelos governos estaduais e municipais. Com o desafio de estimular a criação e promover a articulação de organismos voltados ao tema por todo o território nacional se criou o Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial).
Esta linha do tempo tem por objetivo resumir, não esgotar, a trajetória de implementação e institucionalização do Sinapir à luz de alguns dos principais eventos no que diz respeito ao avanço das políticas públicas de promoção da igualdade racial no país. Alguns acontecimentos não necessariamente associados à criação do sistema foram acrescentados à linha do tempo para que facilitassem a compreensão dos processos político-institucionais dos poderes Executivo e Legislativo, do cenário político do país nos momentos mais decisivos para o sistema e/ou como prova da longa trajetória de implementação de políticas de Estado para a promoção da igualdade racial. Também adiantamos que, em razão das nossas pesquisas atualmente em andamento, concentramo-nos no processo de consolidação do sistema no que diz respeito à participação dos municípios da federação.