Mudanças climáticas

Gilberto de Martino Jannuzzi
Termos do glossário em fonte preta sobre fundo ocre
Quais são as funções do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas? O que representa a medida de CO2 equivalente? O que são emissões antropogênicas? Entenda essas e outras noções centrais sobre o estudo do clima
  • IPCC

    O IPCC é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) que faz uma síntese do conhecimento científico sobre os principais temas das mudanças climáticas. É organizado em 3 grupos de trabalhos (WG). O Grupo de Trabalho 1 compila as bases físicas da ciência climática. O grupo de trabalho 2 está direcionado às estratégias de adaptação e vulnerabilidade, e o grupo de trabalho 3 à mitigação de emissões de gases de efeito estufa. O IPCC está, atualmente, em seu sexto ciclo de avaliação, o AR6. Todo o material do IPCC é de livre acesso e pode ser obtido em: https://www.ipcc.ch.

  • CO2 equivalente (CO2e ou CO2eq)

    Um termo muito comum nas publicações que tratam sobre mudanças climáticas é “emissão de CO2 equivalente”. Trata-se de uma medida comparativa das emissões de vários gases de efeito estufa, tendo como base o potencial que aquele gás tem de aquecimento global em relação ao CO2. É uma forma de representar as emissões dos gases de efeito estufa em uma única unidade. Por exemplo: o metano absorve calor na atmosfera 21 vezes mais que o CO2. Então, o CO2 equivalente do metano é 21. É usado para comparar as emissões de diferentes gases de efeito estufa.

  • Descarbonização

    São as ações humanas para reduzir as emissões de dióxido de carbono das suas próprias atividades. Se aplica a vários setores econômicos, como o setor energético, agricultura, indústria, etc.

  • Eficiência Energética

    É utilizar menor quantidade de energia consumindo menos recursos naturais para realizar o mesmo trabalho.

  • Emergência Climática

    Termo para designar a urgência em ações para redução ou interrupções das mudanças climáticas. Está muito relacionada à situação atual, quando muitas ações são necessárias para não excedermos 1,5 °C de aquecimento global em 2030. Também é chamado de “crise climática” ou “colapso climático”.

  • Emissões Antropogênicas

    São as emissões de GEEs (gases de efeito estufa) resultantes das atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis (carvão, gás natural e petróleo) e outras ações como o desmatamento, mudanças no uso da terra, atividades agrícolas e pecuárias, aterros sanitários.

  • Hidrogênio Verde

    É o hidrogênio para uso na geração ou armazenagem de energia produzido sem nenhuma emissão de CO2 e utilizando somente fontes renováveis como eólica, solar, biogás, biomassa.

  • Litigância Climática

    É o uso de instrumentos jurídicos para cobrar ações e responsabilidades das empresas, indústrias e poder público diante da crise climática.

  • Migrações Climáticas

    Deslocamento de pessoas do seu local de moradia para outros territórios em decorrência aos eventos extremos como enchentes, secas, furacões, terremotos. Também são chamados de “refugiados climáticos”.

  • Net Zero CO2 Emissions (Emissão Líquida Zero)

    Situação de atividade econômica quando há um equilíbrio entre as emissões e remoções de CO2 na atmosfera realizadas pelas ações humanas.

  • Segurança Alimentar

    É garantir a todas as pessoas do mundo acesso a alimentos com qualidade e na quantidade necessária para uma vida saudável. Isso se dá através da implantação de políticas públicas em cada localidade.

  • Transformação Energética

    É o fenômeno físico de converter uma forma de energia em outra, por exemplo, energia mecânica em energia elétrica. Em qualquer transformação existem perdas de energia para o ambiente.

  • Transição Energética

    É a mudança na matriz energética de um país com diminuição/substituição do uso das fontes fósseis (carvão, óleo combustível e óleo diesel) por renováveis na geração de energia, como solar, eólica, bioenergia, hidráulica e nuclear, um processo que exige, entre outras ações, promover eficiência energética, realizar mudanças na infraestrutura física e regulatória em toda a cadeia energética, envolvendo empresas, instituições e, inclusive, promover mudanças de comportamento de consumo da sociedade.

Gilberto de Martino Jannuzzi é professor da Unicamp, membro da Coordenação do Programa Mudanças Climáticas da Fapesp e do Grupo de Trabalho III do IPCC.

Veja também

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSISERJ-PalLAUTMacroAmbNeriInsper