É um grupo de vertebrados que contém atualmente mais de 8.000 espécies viventes. Os anfíbios estão amplamente distribuídos em ecossistemas terrestres e aquáticos do planeta, exceto nas regiões polares, nos ambientes marinhos e nas ilhas oceânicas.
Os anfíbios são classificados em três grandes agrupamentos: os anuros (sapos, rãs, pererecas e formas afins), os caudados (salamandras e tritões) e os ápodes (cobras-cegas ou cecílias). Os anuros são os anfíbios mais amplamente distribuídos latitudinalmente e com ocorrência em todos os continentes. As salamandras e tritões, por outro lado, têm sua distribuição quase exclusiva no Hemisfério Norte, com exceção das salamandras que habitam as florestas tropicais da América do Sul. As cobras-cegas têm sua distribuição associada à faixa tropical dos continentes americano, africano e asiático.
Os anuros contêm a maior parte da diversidade atual dos anfíbios, com mais de 7.000 espécies conhecidas (https://amphibiansoftheworld.amnh.org/), além de centenas de espécies ainda sendo descobertas e descritas pela ciência todos os anos, sobretudo nas regiões tropicais. O Brasil é o país detentor da maior diversidade mundial de anuros, com 1.091 espécies nativas listadas na lista nacional mais recente, de fevereiro de 2019. Após a última lista, dezenas de novas espécies de anuros foram descritas no país entre 2019 e 2020.