Didática e planejamento na educação

Gerd AltmannLousa mostra equações matemáticas e desenhos geométricos feitos em giz branco.Equações matemáticas em lousa
Nas discussões educacionais sobre as chamadas novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, professores e professoras têm sido bombardeados com termos como metodologias ativas, novas estratégias didáticas, técnicas inovadoras para o ensino. Esses termos têm origens diversas no campo da didática e funções distintas no planejamento do ensino

Bibliografia

Alves, M., & Bego, A. M. (2020). A Celeuma em Torno da Temática do Planejamento Didático-Pedagógico: Definição e Caracterização de seus Elementos Constituintes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20(u), 71-96.

Amaral, I. A. (2006). Metodologia do Ensino de Ciências como produção social. Disponível aqui.

Fischer, R. M. B. (1978). A Questão das Técnicas Didáticas: Uma proposta comprometida em lugar da decantada “neutralidade” das técnicas didático-pedagógicas. Ijuí: mimeo.

Vieira, R. M., & Vieira, C. (2005). Estratégias de ensino/aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget.

Veiga, I. P. A., Damis, O. T., Lopes, A. O., Lima, M. E., Castanho, M., Martins, P. L. O., & Cunha, M. I. (1992). Repensando a didática. Campinas: Papirus.

Veja também

Parceiros

AfroBiotaBPBESBrazil LAB Princeton UniversityCátedra Josuê de CastroCENERGIA/COPPE/UFRJCEM - Cepid/FAPESPCPTEClimate Policy InitiativeMudanças Climáticas FAPESPGEMAADRCLAS - HarvardIEPSJ-PalLAUTMacroAmb